Existe perto de meio milhão de casas para vender em Portugal. Já para alugar o número ronda as 50 mil.
O mercado imobiliário está a passar pelo pior momento desde há 20 anos. No último mês, a queda das vendas de casa em Portugal rondou os 20%. As justificações, diz Luís lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), são a situação económica portuguesa, os receios quanto ao futuro e, principalmente, os cortes no crédito à habitação.
Luís Lima explica que houve um “decréscimo de 19,3% de Abril em relação a Março. Desde de 1992, que não havia um número tão baixo”. Perante as dificuldades em conseguir créditos junto da banca para comprara casa, os portugueses viraram-se para o arrendamento. Neste momento, é maior a procura que a oferta e por isso, os preços dispararam.
“Houve muita procura no arrendamento, mas não há correspondente oferta porque as casas mantêm-se mais ou menos as mesmas e isso é uma tragédia”, frisa Luís Lima. “Quando há muita procura e pouca oferta, os preços sobem, que é o que acontece neste momento”, remata.
Esta associação sublinha ainda que existe perto de meio milhão de casas para vender em Portugal. Já para alugar o número ronda as 50 mil.
fonte: renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário