quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMO (RE)NEGOCIAR O "SPREAD"?

Na negociação com o banco para o empréstimo da casa, a única margem que tem para conseguir reduzir a prestação da casa (além do prazo do empréstimo) é mexer no "spread". Siga as dicas de que como pode persuadir o seu banco.

Negociar em 3 passos (caso seja o primeiro crédito):

1. Fazer uma simulação em mais do que um banco, de modo a conhecer as diferentes ofertas; Saber quais as condições que oferecem no banco com que costuma trabalhar.

2. No caso de a proposta não lhe agradar pode sempre apresentar as simulações efectuadas noutros bancos como elemento negocial;

3. A contratação ou subscrição de produtos ao banco (exemplo: cartões de crédito, domiciliação do ordenado, seguros, etc). Nota: apenas deverá subscrever estes produtos caso necessite, e não porque lhe reduz o  "spread", uma vez que esses produtos têm custos. Compare, por isso, a Taxa Anual Efectiva Revista (TAER) para saber se a contratação compensa.

Renegociar em 3 passos (caso já tenha um crédito):

1. Argumente que já amortizou parte do crédito, ou seja, a sua dívida é menor, e, por essa razão, o risco para a instituição financeira diminuiu (peso do financiamento na garantia);

2. Avalie a relação bancária. Explique que tem sido um bom cliente e cumpridor dos compromissos;

3. “Ameace” que vai transferir o seu crédito para outro banco. Mostre simulações de outros bancos que oferecem melhores condições. Tenha em especial atenção o peso do financiamento na garantia (valor do imóvel). No caso de o montante do financiamento (a pedir) ser inferior ao valor do imóvel a capacidade de negociação do "spread" é maior, uma vez que o risco para o banco é menor. Além disso, tanto na negociação como na renegociação poderá reforçar o pedido de redução do "spread" por carta.

fonte: dinheirovivo

Sem comentários:

Enviar um comentário