Vender uma casa demora cada vez mais. Em comparação com o primeiro semestre de 2011, o tempo médio para fechar um negócio aumentou para o dobro, o que quer dizer que uma casa já demora 12 meses a vender, apurou o Dinheiro Vivo junto de várias imobiliárias.
E consoante a localização, a situação pode ser ainda mais grave. "Por exemplo, na periferia do Porto, há zonas, como Gondomar ou Gaia, onde até aconselho as pessoas a retirarem a casa do mercado porque não há procura", refere o presidente da Associação das Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), Luís Lima.
Este fenómeno ocorre igualmente nas zonas limítrofes de Lisboa. Em Oeiras, Nuno Ferreira (nome fictício) desistiu de vender a sua casa ao fim de mais de um ano. O apartamento, um T3 com grandes áreas, esteve à venda por 250 mil euros, preço bastante atrativo dado o bairro considerado de qualidade onde se localiza, e que se venderia em dois ou três meses há três anos e em quatro ou cinco no ano passado.
Crédito à habitação cai 12 vezes
O aumento do tempo médio de venda está também relacionado com o facto de os bancos não emprestarem dinheiro e quando o fazem praticarem spreads de 4%, quando antes da crise podiam ser mesmo 0%.
Em consequência, as pessoas recorrem cada vez mais ao arrendamento, negócio que tem vindo a crescer em todas as mediadoras imobiliárias.
fonte: Dinheiro Vivo
Sem comentários:
Enviar um comentário